Cases

MAR ATENTO

MAR ATENTO

Fruto da parceria entre a Shell Brasil e a Equinor Brasil, o Projeto Mar Atento foi desenhado e implementado com o objetivo de engajar e treinar a comunidade pesqueira de parte da costa brasileira para responder a situações de derramamento de óleo. Foram cinco anos de operação com 500 pessoas envolvidas, dentre elas 294 membros da comunidade pesqueira, além de 93 embarcações registradas em um banco de dados, o que otimizou o processo decisório e a prontidão dos envolvidos em caso de acidente de derramamento de óleo. 

As comunidades pesqueiras são reconhecidamente as mais vulneráveis aos impactos dos casos de vazamentos de óleo gerados pelas atividades de óleo e gás offshore. Por isso, o desenvolvimento da resiliência entre essas pessoas para enfrentar riscos naturais e industriais é um assunto de interesse global. Além disso, estudos comprovam que os voluntários locais são uma valiosa fonte de apoio na resposta a emergência de vazamentos de óleo. Isso acontece por eles serem dotados de conhecimento local, como a sabedoria a respeito do clima, fauna e flora, além de terem uma motivação extra na resolução do problema, uma vez que têm não só uma relação pessoal, mas também econômica com a região. 

Iniciado em 2017, o Mar Atento foi um projeto piloto focado, inicialmente, nas regiões de Cabo Frio (RJ) e Marataízes (ES). A operação se provou um sucesso tendo, assim, identificado insights e pontos fortes de sua implementação. Ao longo desses cinco anos o projeto foi estendido a outros municípios da Bacia de Campos. 

A implementação do Projeto Mar Atento foi dividida em quatro etapas, que compreendem:

Pesquisa de dados para o planejamento do projeto e desenho do mesmo, incluindo a comunidade pesqueira local, além da logística e cadeia de suprimentos locais.

Implementação de esforços para engajamento da comunidade local, incluindo uma exposição sobre o projeto para apresentação aos futuros envolvidos.

Preparação e execução de um treinamento envolvendo aprendizados práticos e teóricos focados em conceitos de derramamento de óleo no ambiente costeiro.

Um evento de “lições aprendidas” para consolidar o que foi executado durante todo o projeto e escutar críticas, sugestões e impressões da comunidade local.

Fase 1.

Esta foi a fase em que foi executado o planejamento da operação. Nela ocorreu a formulação de um documento descrevendo o projeto em todas as suas etapas. Ela começa com a obtenção de toda informação possível acerca da comunidade pesqueira local e o estabelecimento de critérios que serão aplicados na fase 3 (treinamento). Além disso foi iniciado um processo de registro das embarcações que poderiam ser oportunas no projeto.

Fase 2.

A etapa dois foi destinada ao engajamento da comunidade. Para isso foi realizada uma exposição denominada “Expo Mar Atento”. O evento, interativo e informativo, deu conta de deixar a população a par dos objetivos do projeto. Para isso foram utilizados fotos e vídeos, equipamentos de realidade virtual 3D com demonstrações sobre acidentes com derramamento de óleo, além de autoridades da Marinha Brasileira disponíveis para responder perguntas sobre segurança e documentação.

Fase 3.

Neste momento o projeto começa de fato a ser implementado. É quando se iniciam os treinamentos práticos e teóricos envolvendo a comunidade pesqueira local. Os modelos de treinamentos teóricos, que seguiram as melhores práticas internacionais, mas também foram meticulosamente adaptados ao objetivo proposto e ao público-alvo, englobaram os seguintes módulos: Introdução, Segurança, Procedimentos de Resposta a Derramamento de Óleo e Processos de Descomissionamento. Já os processos de treinamentos práticos englobaram os módulos: Proteção da Costa e Limpeza das Praias. Depois de concluir todas as etapas, cada participante recebeu um certificado.

Fase 4.

Essa fase consistiu no compartilhamento de informações e impressões entre os participantes do projeto. Denominada “Lições Aprendidas”, ela foi marcada por um evento dedicado à disseminação dos resultados da operação. Isso incluiu a exibição de um vídeo em que foi apresentado tudo o que se passou durante os momentos anteriores, além da distribuição de um álbum de fotos a todos os participantes do Mar Atento. Eles também puderam ser ouvidos sobre suas dúvidas, sugestões e impressões acerca da operação.

O Mar Atento foi concluído em 2023 e foi aplicado em seis municípios. Ao longo de todas as etapas do projeto a participação ativa da comunidade local demonstrou o impacto positivo do Projeto Mar Atento. O conhecimento meteoceanográfico demonstrado pelos pescadores durante a prática afirmou o alcance dos objetivos. O projeto não só fortalece os laços entre a comunidade e a indústria, mas também envolve ativamente as autoridades locais.

A participação ativa da comunidade local demonstrou o impacto positivo do Projeto Mar Atento.

Por onde passamos

Espírito Santo (ES)

03 Municípios:

Marataízes
Anchieta
Itapemirim

 

Rio de Janeiro (RJ)

03 Municípios:

Cabo Frio
São Francisco de Itabapoana
São João da Barra