HISTÓRIA

HISTÓRIA

A EnvironPact foi fundada em 2008 por três sócios independentes que trabalhavam em contratos parceiros com a OceanPact. Em sua origem, a EnvironPact tinha a missão de fornecer serviços de consultoria de alta qualidade técnica, customizados de acordo com as necessidades dos clientes.

Naquela época, a EnvironPact atuava nas áreas de controle ambiental e prevenção de riscos à segurança operacional e ao meio ambiente. O portfólio aumentou com a parceria com a OceanPact, quando a EnvironPact passou a oferecer também serviços de consultoria em preparação e gestão de emergências.

Em 2011, nos tornamos O’Brien’s do Brasil. Cerca de um ano depois, a O’Brien’s Response Management formou uma joint venture com a Witt Associates, transformando-se na Witt O’Brien’s do Brasil, ampliando a oferta de serviços e produtos para os nossos clientes.

Em 2023, a OceanPact comprou na íntegra a participação da Witt O’Brien’s USA na joint venture Witt O’Brien’s do Brasil. Neste momento a EnvironPact, unidade de consultoria da OceanPact, voltou a usar o seu nome original. Mas agora com nome e sobrenome: EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência.

Com a aquisição, a EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência passa a ser 100% brasileira, mantendo seu portfólio de serviços e produtos em consultoria em Sustentabilidade, Risco e Segurança Operacional, e Resiliência.

2008

Tornou-se pioneira em consultoria de segurança operacional, tendo a 1ª DSO (Documentação de Segurança Operacional) aprovada na ANP e auditoria interna de SGSO (Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional) no setor de óleo e gás.

Promoveu gerenciamento integrado em segurança e meio ambiente para operação de unidades marítimas de perfuração importadas para o Brasil.

2009

Desenvolveu sistemas de gerenciamento da segurança operacional para diferentes empresas estrangeiras no setor de óleo e gás.

2010

Iniciou o departamento de meio ambiente para fornecer o serviço de implementação de projetos ambientais para atividades offshore.

2011

Passou a integrar joint venture com O’briens.

Implementou ICS (Incident Command System) no gerenciamento do acidente do Campo de Frade (Bacia de Campos, RJ).

2012

Foi contratada pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) para o desenvolvimento do Projeto MAREM (Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar), que visa mapear e gerar banco de dados ambiental sobre todo litoral brasileiro (+7.000 km).

2013

Concluiu o MAREM e o projeto ganhou importância e visibilidade ao ser doado para a sociedade (Ministério do Meio Ambiente).

2015

Iniciou a implementação do ICS na Petrobras (E&P, Refino e Transpetro).

Gerenciou emergências e crises na região do entorno do Rio Doce, em Mariana/MG.

2016

Consolidou-se como líder de mercado em consultoria ambiental no setor de óleo e gás offshore.

MAREM recebeu prêmio “Plínio Cantanhede” na categoria Responsabilidade Socioambiental Corporativa no evento Rio Oil & Gas.

2018

Passou a basear a Gestão nos princípios do Equador e do IFC (International Finance Corporation).

MAREM recebeu pela segunda vez o prêmio “Plínio Cantanhede” na categoria Responsabilidade Socioambiental Corporativa no Rio Oil & Gas.

2019

Iniciou a atuação da empresa em grandes projetos Socioambientais de Due Diligence para processos de M&A (fusões e aquisições) ligados ao programa de desinvestimento da Petrobras.

Implementou ICS na resposta à fauna do acidente de Brumadinho/MG.

2020

Desenvolveu e implementou sistema de gerenciamento de resposta à emergência, crise e continuidade de negócios no setor de mineração.

2021

Consolidou grandes contratos para desenvolvimento de estudos de análise de riscos para Vale e Petrobras.

Dobrou de tamanho em número de colaboradores e faturamento.

2022

Entrou no setor de energias renováveis com avaliação socioambiental estratégica em projetos de eólica offshore.

Consolidou a área de análise de risco e segurança operacional.

1ª participação na ONU – Conferência dos Oceanos em Lisboa.

Projeto MAREM recebeu o prêmio de “Inteligência Geográfica a Serviço da Integração, Eficiência e Sustentabilidade” no evento O&G Summit.

Iniciou a prestação de serviços em consultoria ambiental na área de sísmica.

2023

EnvironPact foi 100% adquirida pela OceanPact.

2ª participação na ONU – Conferência da Água em Nova Iorque.

Participou da COP 28 em Dubai.

1º simulado integrado do Plano Nacional de Contingência, em conjunto com Marinha do Brasil, IBAMA e ANP.

Ampliou o portfólio para consultoria em sustentabilidade.

2024

Assinou o primeiro projeto de pesquisa desenvolvimento e inovação – PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) com o CENPES (Centro de Pesquisa) Petrobras.