EnvironPact e SOS Serra implementam Sistema de Comando de Incidente em planos de ação para prevenir desastres na região serrana do Rio.

EnvironPact e SOS Serra implementam Sistema de Comando de Incidente em planos de ação para prevenir desastres na região serrana do Rio.

Petrópolis está entre as cidades no Brasil com maior risco de desastres em função de seu relevo, pluviometria e ocupação desordenada de encostas.

A EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência, em associação inédita com a ONG SOS Serra e seus parceiros, iniciou um projeto social de implementar a metodologia ICS (Sistema de Comando de Incidente, traduzido do inglês) — sistema também adotado pelas autoridades municipais e estaduais — nos planos de ação conjunta para resposta a desastres. Os primeiros seis meses de trabalho incluíram o diagnóstico de preparação para emergência da organização, identificação das atividades e planejamento de treinamentos específicos. 

A capacitação implementada seguiu nossa metodologia de inclusão e promoção do trabalho conjunto de parceiros, autoridades e líderes comunitários. Em 2 de dezembro de 2023 foi realizado o primeiro simulado que reuniu líderes comunitários, representantes da Defesa Civil e autoridades na gestão de desastres. Esse é um passo fundamental para o fortalecimento do Plano de Emergência do município de Petrópolis (RJ), uma vez que a cidade é recordista em desabamentos. Só em 2022, foram registrados mais de 700 deslizamentos em seu perímetro urbano. Nesse mesmo ano, em fevereiro, uma chuva torrencial causou o desabamento de encostas com consequências fatais para mais de 200 pessoas. Durante os esforços de salvamento e recuperação da cidade, foi fundamental o papel das comunidades e das ONGs que apoiaram as diversas iniciativas das autoridades. Uma delas foi a SOS Serra. 

O treinamento auxiliou todas as partes a entenderem melhor seus papéis e a pensarem de que forma podem ser mais efetivos, tanto no planejamento das ações quanto na execução em caso de necessidade. “Estamos orgulhosos de participar de um projeto de tamanha relevância para a sociedade, contribuindo para a resiliência do município de Petrópolis e para uma resposta eficaz em situações de emergência. Agradecemos o convite da SOS Serra para participarmos da iniciativa”, afirma Adriano Ranieri, CEO da EnvironPact.