EnvironPact é contratada para realizar estudos ambientais no processo de instalação dos cabos no Programa Norte Conectado, na Rede Amazônica.

EnvironPact é contratada para realizar estudos ambientais no processo de instalação dos cabos no Programa Norte Conectado, na Rede Amazônica.

O Programa Norte Conectado expande a infraestrutura de comunicações na Amazônia com 12 mil km de cabos de fibra óptica em 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

A EAF Siga Conectado contratou a EnvironPact para realizar estudos ambientais e para a definição de rotas, além da gestão ambiental do processo de instalação dos cabos no Programa Norte Conectado, na Rede Amazônica. Seis técnicos da empresa estão envolvidos no projeto, que vai preservar 68 milhões de árvores, uma vez que os cabos serão instalados no leito dos rios sem supressão de vegetação.

O Programa Norte Conectado tem a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluviais a partir da construção de oito infovias com 12 mil quilômetros de extensão, em 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

José Luis Pizzorno, gerente de desenvolvimento de negócios da EnvironPact, disse que os maiores desafios da equipe são o clima e as distâncias na região. “Participar deste projeto tão grandioso na Amazônia está sendo um desafio para todo o time. Para garantia de segurança da equipe, muito planejamento está sendo feito em função do clima da região, da vazão dos rios, das distâncias a serem percorridas por meio fluvial e das barreiras culturais. Estamos engajados em desenvolver as atividades com muito respeito aos povos tradicionais, com segurança e qualidade”.