“Estar aqui com essa equipe é fundamental para multiplicarmos conhecimento e acompanharmos as tendências, iniciativas e tecnologias aplicadas nas respostas a emergências e combate a derramamento de óleo. É uma oportunidade de trocar experiências também com os principais nomes do setor e mostrar ainda a relevância de nossos projetos e atividades para o mundo”, ressaltou o CEO da EnvironPact e Diretor Geral da OceanPact, Adriano Ranieri.
Em um dos painéis, Ranieri fez uma exposição dos resultados e lições aprendidas de mais de 5 anos do Projeto Mar Atento, que capacitou comunidades pesqueiras de algumas cidades da Região Sudeste em técnicas de combate de derramamentos de óleo costeiro. O projeto foi assinado por ele, além dos diretores Pedro Martins e Pedro Perez (EnvironPact); das especialistas Stephanie Caplan e Caroline Canellas (EnvironPact); de Maira de Oliveira (Equinor) e Suely Ortega (Shell).
Em outra frente, a EnvironPact apresentou um paper sobre a implementação de um Plano Estratégico de Proteção e Limpeza da costa e Planos de Resposta Tática para uma atividade de perfuração offshore na Bacia de Sergipe-Alagoas, incluindo ainda treinamentos para mais de 900 pessoas e uma simulação de derramamento de óleo in loco. O paper foi assinado por Pedro Martins; pelos diretores da OceanPact Marcelo Côrtes e João Serra; pelos gerentes Jorge Elias e Bernardo Assis (OceanPact); pelos especialistas Pedro Habibe (EnvironPact) e Henrique Margem (OceanPact); e por Mauricio Green (3R).